top of page
  • Foto do escritorFelipe Alecrim

#19_Underoath | SP 2024



Feliz 2024 meus bruxos!


Porque um ano que se preze só pode começar quando a música chegar com força. 

Em 2024 demorou 27 dias, mas chegou!


Pra deixar o Alecrinzinho de 18 anos, lá do primeiro ano de faculdade muito feliz e realizado… simplesmente a missa, o culto, o baile do UNDEROATH! 


Metalcore na sua essência. Em vários sentidos, se liga:


Além do estilo do som da banda, o rolê foi uma visita ao metalcore world de 2010/11. Lá no VIP Station em Santo Amaro, na capital paulista. Lugar pequeno, apertado, parede preta, palco perto, som ESTRALANDO e embolado (no bom sentido rs), quente pra caralho, gente pra caralho, mosh pra caralho, gente caindo de tanto beber, suada de tanto pular, cheiro de sovaco de pedreiro no fim do dia kkkkkkkkk.


NADA PODERIA SER MAIS PERFEITO PRA VER O UNDEROATH! 


Definitivamente uma viagem a 2011, no meu auge de ser fã de ADTR, BFMV, Emery, Saosin, Escape The Fate, Killswitch Engage, Funeral For a Friend e mais um monte de banda com essa sonoridade visceral e metalcore no seu estado PURO. 


É uma receita que funciona muito bem:


Ingredientes:

- Tenha um baterista absurdamente foda. 

- Um guitarrista no mesmo nível com afinações dropadas e mais baixas que o standard convencional.

- Um bass man que não tenha receio de timbres pesados! Pra deixar aquele peso like satan voice.

- Vozes que mesclam vocais guturais com melódicos e refrães por muitas vezes com harmonias sentimentais. 

- Teclas, sinths e programações a gosto (eu não curto, mas entendo rs).

- MUITO BREAKDOWN. TIPO, BREAKDOWN PRA CARALHO MESMO! Daqueles que criam o clima, abrem o cicle pit até o auge da porradaria civilizada. 


Modo de Preparo

- Tenham músicos fodas e ensaiem muito, porque é treta demais fazer som assim kkkkk. 


Porra! Mesmo que o Hard Rock/Blues seja minha primeira/principal referência até hoje (e vai ser pra sempre), o Metalcore fez parte da juventude emo e tá logo em segundo lugar no pódio. Ainda mais depois da chegada de Thatóla, minha bruxa. 


E a missa do Underoath juntou tudo isso. 


Um passeio pelos clássicos dos discos "They're Only Chasing Safety" de 2004 e o "Define the Great Line" de 2006 (nesse que conheci a banda). Mas, também passando pelos hits mais recentes, principalmente do "Voyeurist" lançado em 2022.


O auge pra mim foi "Writing On The Walls", minha favorita! Foi um passeio no tempo ouvi-la ao vivo s2.


Pelo que vi o setlist foi algo parecido com:


Take a Breath

Writing On The Walls 

In Regards 

Hallelujah 

DBiz

Viper

Iluminator 

Too Brigth 

Reinventing 

You’re Ever So Inviting 

Let Go 

Damn 

Down Set Go 

Moment 


Um baile foda, definitivamente. 

Os caras estão em plena forma e entregando o metalcore mais puro com qualidade, intensidade, técnica e controle de público. BRUTAL! 


Ah! Inclusive, citação muito justa ao batera Aaron Gillespie, que além de ser um ABSURDO nos tambores, também entrega os vocais melódicos e backing vocals de forma magistral, enquanto o frontman Spencer Chamberlain (o Vitor Kley do Metal kkkk) conduz os guturais.


O Underoath pra mim é aquele tipo de banda que pode se manter assim pra sempre, tá ligado? Eu sei que deve ser muito foda pra uma banda tocar em estádios e shows pra 100 mil pessoas, mas existem aquelas que a gente sempre vai ter o carinho e a vontade de ouvir nesses rolês menores e mais viscerais, sabe? 


Porra! O Underoath é esse tipo de rolê, na moral. Eu quero o som embolado mesmo, quero o lugar quente e abarrotado. Essa vibe, pra esse tipo de som, me encanta.


Outra parada legal que rola nesse tipo de rolê é trombar com pessoas que de alguma forma são referência desde a adolescência. 


Eu vi os caras do Scalene; O Victor Pradella, produtor musical e guitarrista FODIDO DE BOM; Os caras do Glória, que inclusive abriram o show, mas infelizmente cheguei já no fim; O Lucas da Fresno, emo master; O Yuri Nishida, mano! PQP, o tanto que ouvi de Granada e Vowe na minha vida!; E o Luizera Gonçalves, que tem a coleção de disco mais foda do BR, brother de twitter kkkk. 


Pra quem é do interior do estado, trombar uma galera assim no rolê é bem foda, pois são caras que me influenciam, seja com seus conteúdos ou com suas músicas.


Feliz demais! 

2024 começou. 


E DIA 31 TEM A REALIZAÇÃO DE MAIS UM SONHO.

Agora na skin herdeira! O mestre Slash vem pro rolê! 



bottom of page